satya-nadella-microsoft-ceo
30/04/2015

Microsoft Boazinha?

A Microsoft tem se posicionado diferente daquilo que tínhamos visto no passado, ela deixa o usuário agora fazer upgrade para o Windows 10 de graça e  também se propõe receber aplicativos de iOS e Android para serem rodados em sua plataforma. O que a Microsoft quer dizer com isso? Ela ficou boazinha?

Não sejamos ingênuos a ponto de acreditar que trabalhar desta forma é ser boazinha, pois deixando fazer upgrade de graça ela não perde mercado e também deixando rodar outros aplicativos de outras plataformas faz com que se tenha o melhor dos 3 mundos, Apple, Android e Windows em um único celular e assim ganha terreno naquele mercado que ela deixou passar por anos, o Mercado de Mobile!

Sim, a Microsoft está dando uma tacada de gênio no mercado para abocanhar uma parcela que ela demorou e relutou para entrar, o mercado de Mobile, pois desde a entrada do novo Presidente o indiano Satya Nadella, ela tem se reformulado gerando alvoroço nos consumidores por estratégias antagônicas ao do seu ex-presidente Steve Ballmer, como a compra de Nokia, o Office 365 para usuários finais, assim como sua forma de pagamento diferenciada, evolução de seus produtos, Xbox, Windows 10 (unificando XBox, Mobile e PC) e agora essas últimas duas citadas acima que realmente mostraram o que a Microsoft quer ser o ápice das atenções novamente.

Além deste esforço, ela tem visto o mercado como um mix de produtos e não somente uma vertente unilateral e resolveu abrir seus produtos para serem trabalhados com outras plataformas, a MS criou produtos como (MDM) EMS que gerencia celulares além dos dela como Apple e Android e o Windows Azure que integra qualquer outra identidade, seja ela Yahoo, Amazon ou da empresa que você contratou para gerenciar sua infraestrutura em único lugar.

 

Quando estive no Teched Europe 2014 percebi que tudo agora gira em torno da nuvem Microsoft, ou seja, ela mudou sua forma de enxergar o mercado de TI e centralizou todas as suas forças no produto Cloud (até aí sem novidades), mas nota-se agora que todos os seus produtos agora são integrados em Cloud Computing, assim como seu grande carro chefe o Office, que agora dá a opção de ser utilizado em Cloud para usuários finais e corporativos, deixando com que as corporações não se preocupem mais com a infraestrutura para suportar um servidor de e-mails, um servidor de arquivos (Sharepoint) ou até mesmo um comunicador (Lync, que no futuro virá a ser Skype for Business).

Agora lendo nas entrelinhas, é fácil entender que a MS está fazendo tudo isso com o seu SO para fortalecer a parte de Cloud, ou seja, ela unifica tudo que se chama de Mobile e PC fornecendo tudo de graça e assim força os usuários a utilizarem seus serviços em nuvem, OneDrive, Skype for Business, Azure entre outros. Se unirmos todas as estratégias da MS, a primeira dominar a parte de Mobile e PC, a segunda integrar tudo que é possível em sua Cloud, terceira entender que existem outros produtos e integra-los em sua plataforma podemos dizer que ela voltará a dominar o mercado de TI novamente, tendo a maior parcela de PC’s, Celulares e produtos em Cloud tanto para usuários finais quanto para usuários corporativos trazendo consigo a tona a sua antiga dominância mercantil de TI como na era dos anos 90 e 2000.

Agora é ver se as promessas, produtos e estratégias do indiano da Microsoft se cumprirão e qual será o efeito do mercado nos próximos 2 anos…

Well Done Microsoft! Well Done Satya Nadella!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>